1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Segunda, 20 de Novembro de 2017

Quem Somos

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Circonteúdo Qua, 30 de Setembro de 2009 16:39

Apresentação

O Circonteúdo é o terceiro projeto de parceria entre Erminia Silva e Marcelo Meniquelli. A proposta, desta vez, é criar um lugar na web especialmente para o circo. O site já nasce com um conteúdo respeitável, nele estão inclusas todas as informações revisadas e atualizadas do Pindorama Circus (primeiro do gênero no Brasil), que passa a fazer parte como patrimônio histórico do Circonteúdo.

É na reafirmação de nossa luta política pelo reconhecimento do CIRCO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL, que temos como perspectiva que o site se torne uma das referências para a produção e divulgação de estudos, pesquisas, publicações, trabalhos artísticos e educacionais sobre as artes circenses, no Brasil e na América Latina. Continue lendo...


Quem somos


Coordenadores
Daniel de Carvalho Lopes - Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduado em Licenciatura pela Faculdade de Educação Físcia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa nas Artes Circenses (Circus - FEF - Unicamp - CNPq). Atua como malabarista e equilibrista em companhias circenses brasileiras (Corpo Mágico e Interália). Monitor responsável pelo Projeto de Extensão Universitária "Atividades Circenses" (FEF - Unicamp) em 2006 e 2007 e do "Encontro Aberto de Circo" de 2006 a 2010. Pesquisador responsável pelo projeto "Don Ramón: vida e obra nas artes circenses" contemplado com o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo  FUNARTE - 2009, junto com a historiadora Erminia Silva, e responsável pela pesquisa/livro “Construção de Aparelhos Circenses com Materiais Alternativos”, contemplado com o Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo FUNARTE/PETROBRAS – 2012 (em andamento).


Erminia Silva - quarta geração de família circense no Brasil, filha de Barry Charles Silva e Edwiges Poloni Silva. Apesar de fazer parte da geração de 14 primos que nasceram no circo, nenhum se tornou artistas circenses. Apesar disso, prestou prova de vestibular em 1988 e foi fazer História na Unicamp para dar continuidade à pesquisa sobre a história do circo que havia iniciado desde 1985. Graduou-se em História, para em seguida ser aprovada na seleção da Pós-Graduação em História Social. Em 1996, defendeu Dissertação de Mestrado em sob o título O circo: suas artes e seus saberes. A dissertação foi publicada junto com Luís Alberto de Abreu, pela pela Editora Funarte em 2009, sob o título: Respeitável Público ... o circo em cena. Na seqüência, entrou para o doutorado e defendeu tese em 2003. A mesma foi publicada pela Editora Altana, em 2007, sob o título: Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. A Edições Funarte lançou o Edições Online e disponibilizou, em seu site, esses dois livros para download - http://www.funarte.gov.br/edicoes-on-line/
Coordena também, junto com o Prof. Dr. Marco Antonio Coelho Bortoleto, Grupo de Pesquisa CIRCUS - Grupo de Estudo e Pesquisa das Atividades Circenses, Certificado pela instituição CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Pesquisa, junto à Faculdade de Educação Física da Unicamp.
Currículo completo abaixo

Marcelo Meniquelli - é ator formado pela Fundação das Artes no ano de 2000. Seu envolvimento com as artes circenses vem desde 1999, quando foi aprender circo, na Central do Circo, para utilizar suas técnica em um espetáculo de teatro. Em 2003, voltou a ter contato com a arte, desta vez com mais profundidade, no espetáculo O Auto do Circo, da Cia. Estável de Teatro. Neste período teve contato com a prática e a teoria, onde conheceu Erminia Silva. Ainda neste período iniciou uma pesquisa de design voltada para o circo. Tempo depois, foi responsável pelo desenvolvimento do site Pindorama Circus, juntamente com Erminia Silva e Verônica Tamaoki. Em 2007, assinou a direção de arte do livro Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a Teatralidade circense no Brasil, de Erminia Silva. De lá pra cá, vem desenvolvendo outros projetos para Cias. e Entidades da área.


Equipe
Emerson Elias Merhy - médico sanitarista e planejador de políticas públicas na área da saúde e saúde mental. Apesar de todos esses títulos, é um dos mais importantes colaboradores de vários setores do circo como Asfaci, Festival Mundial do Circo (BH), Anjos do Picadeiro, Pindorama Circus e agora o Circonteúdo. Quando está na área circense, apresenta-se como “marido da Erminia”; mas na realidade é o seu principal mestre na sua trajetória intelectual, apoiando e incentivando todos os projetos.

Márcia Nunes (Produção) - licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de Santa Catarina-UDESC, sua atividade profissional sempre esteve associada à produção, realização e captação de recursos para projetos culturais nas áreas de circo e teatro.


Desde 2010 é produtora do grupo carioca Circo Dux. Atua como profissional autônoma na área de elaboração de projetos culturais e de propostas de patrocínio para diversos coletivos e artistas do Rio de Janeiro e Florianópolis. Em dezembro de 2010 foi selecionada para integrar o banco de pareceristas de projetos culturais do Ministério da Cultura na área de circo.

Foi durante 3 anos, produtora do Teatro de Anônimo/RJ responsável pela elaboração de projetos de captação de recursos, editais e leis de incentivo, além da produção de ações realizadas pelo grupo, a exemplo de projetos, oficinas e apresentação de espetáculos e temporadas. Integra a equipe de produção do Anjos do Picadeiro - Encontro Internacional de Palhaços dente 2005.

De agosto de 2008 a junho de 2010 atuou como Assessora Técnica em Produção Cultural, responsável pela programação, planejamento e produção das atividades realizadas no Teatro Escola SESC/RJ.

De 1997 a 2000 atuou como produtora do Grupo (E)xperiência Subterrânea de Florianópolis, dirigido por André Carreira.


Colaboradores
Claudia Denardi - historiadora, defendeu sua dissertação de mestrado na Faculade de Educação da Unicamp, onde cursa o doutorado. Uma das melhores parceiras e amigas de Erminia Silva, que sempre está presente em todas as inciativas circenses, colaborando com suas leituras, pesquisas e sugestões.

 

Attachments:
FileFile size
Download this file (Erminia Silva - currículo atualizado 21.06.2011.pdf)Erminia Silva - currículo atualizado 21.06.2011.pdf207 Kb
 
Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)