1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sexta, 20 de Outubro de 2017

Circo Teatro Guaraciaba

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Circonteúdo Sex, 11 de Dezembro de 2009 13:52

Untitled-1Reunimos nesta página uma coletânea de materiais do Circo Teatro Guaraciaba, inaugurado em 1946 por Antonio Malhone, o palhaço Pirolito e por Adalberto Fernandes. O Circo, instalado em Sorocaba desde 1963, é famoso pela suas peças de circo-teatro, que raramente se repetiam e lotavam a platéia toda vez que era apresentadas. O circo encerrou suas atividades na década de 80. Hoje o grupo de artistas descendentes do famoso circo, residem em Sorocaba e trabalham em projetos apoiados, principalmente, pela Secretaria de Cultura local.
Fabricantes de Histórias Antonio Malhone (Pirolito), homenagem ao famoso palhaço, fundador do Circo Teatro Guaraciaba
Artigo O Drama do Circo-Teatro em Sorocaba": O Encontro de Memes ou o Meme do Encontro? por Guilherme Martellini Altmayer

Vídeos
Fragmento do documentário Circo-teatro, alegria do povo, produzido em Sorocaba (SP) com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Município.

         



Galeria de Imagens



 

Comentários   

 
0 #7 SaudadesPaulo F.P. da Costa 21-12-2011 20:45
Hoje com 71 anos de idade, me lembro das tournés que o Circo Teatro Guaraciaba fazia pelo Estado de São Paulo, inclusive vindo a Santos, onde se instalava em um terreno em frente a minha casa no canal 2 esquina com a Rua Carvalho de Mendonça. É com saudades que relembro do palhaço Pirulito que muita alegria trazia para toda a criançada.Sauda des de um tempo de magia do circo.Lembro também com saudades das peças teatrais apresentadas.En trei no Google hoje especificamente para encontrar algum artigo sobre o Circo e o Pirulito e, com satisfação deixo meu depoimento.
Citar
 
 
+1 #6 saudadesmaria ines bucci 11-09-2011 23:39
Morei em Sorocaba, desde 1955 até 1972, depois vim para S.Paulo, tenho muita saudades, do tempo que morei em Sorocaba, morava no bairro da Barcelona. assisti muitos dramas, com os famosos Maracanas, Jose Fortuna e Pitangueira, tb com Tonico e Tinoco, frequentava o circo,sempre, adorava assistir as comédias, pena que hoje não tem quase circo, nas cidades, mas eu parabenizo, pelas alegrias, e muitos momentos bons, que passamos ao lado dos artistas circences, Felicidades aos que ainda participam do elenco Guaraciaba
Citar
 
 
0 #5 O Retorno dos veteranos do guaraciabairacema Cavalcante 04-04-2011 17:36
Queridos amigos que conviveram com o Circo Guaraciaba, agora estamos retornando com o Grupo Guaraciaba espero que as lindas memórias voltem a brilhar com nossas peças. A junção dos veteranos, decendentes e jovem atores fazem com que a chama adormecida volte a nos fornecer calor. Grata pela palavras que muito nos emocionam.
Citar
 
 
0 #4 agradecimentoflaiderson 03-04-2011 11:22
Ola . Ricardo e Alexandre .... assim como também toda a trupe do Guaraciaba .... é como muita gratidão que escrevo .... devido a semana de muita alegria que deu a minha família , assim como também a muitos que assistiram a semana de comemoração do circo .... espero que possamos ve-los em breve.... abraços a todos .... estamos torcendo por vocês.....

flai
Citar
 
 
0 #3 Saudades!!!!!Claudio Ferreira 05-05-2010 18:47
Amigos é com muita alegria e satisfação
que volto na minha idade entre 12 a 15 anos
onde este circo Guaraciaba deu muita alegria e confesso que vi o Roberto Carlos
muito jovem ainda se apresentando no palco
do circo apenas de uma Guitarra, gostaria
de saber se não tem em arquivo da época
esta inédita apresentação.....

Parabéns Guaraciaba
Citar
 
 
0 #2 lembrançaswaldomiro camargo 13-01-2010 21:36
Eu quando criança aqui em Votorantim ia muito ao domingos no circo Guaraciaba que saudade e durante a semana ia com meus avos assistir os dramas ERVA MALDITA E O CEU UNIU DOIS CORAÇOES. O circo e bom não deve morrer lembro das brincadeiras do aleixo outras mais.
Citar
 
 
0 #1 viva o circoiracema pires cavalc 16-12-2009 19:47
Estou muito feliz de fazer parte deste site, com ele podemos divulgar talentos esquecidos pelo tempo, que não podemos deixar morrer. A pior coisa alem de morrer o ser humano, é deixar morrer com eles tudo o que foi feito de bom. As alegrias que causaram em muitas crianças que nunca deixaram de lembrar, tudo o que viu quando criança. E viva o circo, ele não pode morrer.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)