1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quinta, 18 de Janeiro de 2018

5ª Semana do Circo em Votorantim.

PDF Imprimir E-mail

Escrito por Rodrigo Bobleño Dom, 26 de Abril de 2015 21:57

Desde 2010, a Fédération Mondiale du Cirque, cuja Presidente Honorária é a Princesa Stephanie de Mônaco introduziu o "Dia Mundial do Circo" que, desde então, passou a ser celebrado todo 3º sábado de abril. Por pura coincidência, eu me apresentei na Semana do Circo em Votorantim nesse dia.

Esse festival nasce do desejo de um casal de circenses: Geisa Helena e Alexandre Malhone, este último, de família tradicional ligada ao Circo-Teatro Guaraciaba. Os dois, que hoje formam a Trupe Koskowisck, queriam levar até a região os parceiros e pessoas que conheceram ao longo de sua carreira, ou que gostariam de conhecer e, ainda, compartilhar, com as pessoas, as emoções que um festival como esse pode trazer ao "respeitável público".

Produzido pela Totem Cultural, com a Coordenação Geral de Douglas Garcia e Produção Executiva de Kelly Carvalho, conta com uma equipe que mescla jovens entusiastas com artistas circenses de tradição, e acontece na bem estruturada Cidade de Votorantim, recebendo artistas do Brasil e do Mundo. Apesar das dificuldades financeiras que a produção enfrentou, não deixaram de oferecer uma programação de qualidade e de oferecer, aos artistas, a possibilidade de intercâmbio, contato e aproximação entre si.

Eu, que sou afeito a esses espaços virtuais, e muitas vezes considerado uma pessoa "bidimensional", tive a grata alegria de conhecer, pessoalmente, Duba Becker e Helena Figueira, da Cia. Suno, Valdo Martins e seus amigos, o próprio Alexandre Malhone e sua esposa e tanta gente linda que fica difícil citar. Por primeira vez, depois de encontros ao longo de 18 anos, o Tomate assistiu ao meu espetáculo, reencontrei o Davis, circense e pessoa de grande sensibilidade, que me ajudou durante o espetáculo, demonstrando, em detalhes, todo seu conhecimento de cena; o Júnior, da JR Malabaris, que é sempre tão atencioso com artistas e público. Enfim, nada melhor que uma lona, uma maçã do amor, pessoas simpáticas, "inspiração" e um agradabilíssimo público para que um palhaço se sinta em casa.

Nesta quinta edição, o povo de Votorantim e região puderam assistir, na linda lona montada na Praça , uma semana repleta de grandes atrações, isso sim, uma semana que durou nada mais, nada menos do que 9 dias: de 11 a 19 de abril e que, coincidentemente, como disse antes, contemplou a celebração do "Dia Mundial do Circo". Importante ressaltar isso, porque temos várias datas relacionadas às artes circenses no Brasil, mas essa me parece a que menos corre o risco de ser "cancelada" por causa da chuva... uma boa data para se comemorar essa atividade que, em alguns países, já é considerada patrimônio intangível e que, no Brasil, caminha para ser considerada Patrimônio Cultural Imaterial.

Voltando ao evento, conto que começou com um Cortejo de abertura reunindo artistas locais e convidados, e oferecia outras atividades paralelas, como oficinas, exposição de figurinos do acervo do Circo-Teatro Guaraciaba, uma loja de materias de circo (o sempre presente JR Malabaris), venda de guloseimas e lembrancinhas, além de matinês especiais dedicadas a escolas que foram levadas até o Circo em parceria com a prefeitura local.

Entre os espetáculos que participaram do evento, pudemos ver a anfitriã Trupe Koskowisck, o fenonemal Tubinho, a Cia. Suno, Cia. Usinarte e Diálogos Acrobáticos, Thiago Sales e seu Jerônimo Show, Rodrigo Robleño, o palhaço Viralata (este que vos escreve), Valdo Matos, Parlapatões, Circo Dux, Corpo Mágico, Circo-Teatro Guaraciaba, Cia. Gira Circo, e os internacionais Cia. Batacazo, Gonzalo Caraballo e o Palhaço Tomate, que encerrou a programação com o seu provocativo espetáculo de balões e comédia.

Foi lindo ver, durante os dias nos quais estive na cidade, ver a lona frequentemente na sua lotação máxima, com gente ficando fora a espera da próxima sessão. No caminho entre o hotel e a praça, eu via crianças e adultos enlevados pela energia do circo: antes mesmo dos espetáculos sorriam, se divertiam e demonstravam a mais pura alegria e bem-estar. Essa é uma das provas da magia do circo.

Lindo ver, a cada espetáculo, diversas pessoas, crianças, jovens, adultos, pedindo fotos com os artistas; em tempos de "selfies" e celulares, bom é ver a tecnologia utilizada para aproximar artistas e público.

Não posso deixar de citar os patrocinadores que, como em todo tradicional evento, tiveram suas cadeiras reservadas, com muitos aparecendo para prestigiar as atrações: Votorantim Energia e Instituto Votorantim patrocinaram baixo auspícios da Lei Rouanet; apoiaram a Prefeitura de Votorantim e diferentes órgãos municipais, O SESC, Usinarte e Clac.

A 5ª Semana do Circo em Votorantim é um evento que mostra o valor e a beleza do Circo e merece ser visitada. Fique de olho, prepare-se, porque ano que vem, com certeza, teremos mais uma semana em homenagem ao Circo do Brasil e do mundo e, se é uma homenagem ao circo, com certeza é um resente para o público de todas as idades.

Veja fotos do evento no Facebook, em https://www.facebook.com/semanadocirco

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Painel de entrevistas

jose_rubens_peq
José Rubens
Thumb_lily
Lily Curcio
thumb_chacovachi
Payaso Chacovachi
Argentina
thumb_muralla
Teatro la Muralla
Equador
thumb_museo
Teatromuseo
Chile





Erminia em entrevista no Jô

(+) entrevista na íntegra

Parceiros

As Marias da Graça (Rio de Janeiro - RJ)
Centro de Memória do Circo (São Paulo - SP)
El Circense (Buenos Aires - Argentina)
Encontro de Bastidor (Brasília - DF)
Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro - RJ)
Instituto de Ecocidadania Juriti (Juazeiro do Norte - CE)
Intrépida Trupe (Rio de Janeiro - RJ)
Panis & Circus (São Paulo - SP)
Teatro de Anônimo (Rio de Janeiro - RJ)